Facilidades
Página Inicial
Bookmark
Indique este site
Fale conosco
Dicas de Bonsai
Lista Novidades

Cuidados básicos
Curiosidades
Espécies
Estilos

Busca de registros

Links Úteis
Dicas de Cozinha
Cozinha Feliz
Casa dos Anjos
Crendices
Dicas de Jardinagem
Regras dos Jogos
Mandato
Resumos
Passado
Roda do Tempo
Prece On Line
Regras de Baralho
Receitas de Doces
Dicas de Bonsai
Receitas de Camarão
Dicas de Bruxas
Casa dos Poemas
Receitas de Carnes
Receitas de Peixes
Receitas Frutos do Mar
Dicas de Bebidas
Dicas de Vinhos
Dicas de Artesanato
Receitas de Cozinha
Comida Gostosa
Receitas de Saúde
Receitas de Beleza
Dicas de Condomínio
Gostei do Site
Fontes de Letras
Cuidados básicos

Cuidados básicos
Regas

Os bonsai devem ser regados. Eles são plantas. Sem água morreriam. As plantas que vivem no campo, alcançam com suas raízes a água armazenada no solo mais profundo. As que vivem num vaso só encontram a água que está na terra do próprio vaso. Por isto os bonsai precisam ser regados com maior ou menor freqüência.

Quando devemos regar o bonsai ?

Deve-se regar o bonsai quando a superfície da terra se apresentar seca. Ou seja, a terra apresenta uma aparência mais pálida, embora o bonsai ainda não mostre indícios de murchar. Outra maneira é tocar a superfície da terra com os dedos para sentir se ela ainda está úmida, neste caso não é preciso regá-la.

Como as plantas secam mais no calor, mais no sol do que na sombra, mais ao vento, etc... não podemos prever com exatidão quando é que o bonsai precisará de água. A partir da convivência com o bonsai o dono conhecerá os limites para esta rega. Não podemos portanto recomendar "regue todos os dias" ou "regue uma vez por semana" , o conselho apropriado é: "Aprender a regar só quando a árvore precise".

Como regra geral, regue-o todos os dias em que a temperatura for maior que 20oC e, dia sim dia não, quando abaixo dessa temperatura.

Como se rega o bonsai ?

Devemos regar muito bem, toda a terra do vaso, até que ela esteja inteiramente úmida. Rega-se por cima uma vez para que a umidade abra os poros da terra. Alguns minutos depois volta-se a regar até que a água saia pelos orifícios de drenagem. Não se deve deixar nenhum tipo de bandeja que acumule água embaixo do bonsai. Lembre-se que a "terra" tem que respirar.

Quando a terra do bonsai for muito pastosa, recomenda-se a rega por imersão, deixando-se o bonsai por aproximadamente três minutos dentro de uma bacia com água. Também pode-se regar desta maneira os bonsai que por descuido, ficaram secos. Leia a seguir sobre vaporização.

A melhor água para regar é a da chuva, ou de uma fonte com pouco cal e sais. A água das cidades costuma conter cloro e cal para desinfecção, o que pode prejudicar as árvores. Para sanar o efeito do cloro devemos colocar água em um recipiente aberto por um dia, para que o cloro evapore. Mas o cal fica na água e não se elimina.

Como a água das cidades não é muito calcárias podendo-se usá-la normalmente. Se tivermos que regar com água que contenha cal, será necessário transplantar o bonsai mais vezes. E não devemos borrifar as folhas muito freqüentemente com essa água, pois as folhas ficariam com manchas da cal.

.


Cuidados básicos : Mais Registros
 
-Tipos de podas
-Para os galhos crescerem mais
-Pragas e doenças
-Enraizadores
-Adubação
-Dicas para melhorar a forma
-Pulverização
-Regas
-Local ideal dentro de casa
-Local ideal
-Resumo


Dicas de Bonsai - Todos os direitos reservados - 2007 - Internautas conectados no momento: 3